1

CUIDADOS COM SEU GATINHO



É importante entender que os gatos persas não conseguem subsistir sozinhos. Necessitam dos humanos, são animais domésticos por excelência. E outra coisa… eles se domesticados com muito amor, carinho e cuidados, estabelecem convivência mais que harmônica com outros animais e até mesmo com bebês e crianças pequenas. Agora vou falar um pouco mais sobre a raça persa, pois tenho maior conhecimento e convívio, mas as dicas aqui servem para quase todos os felinos!  Espero que gostem…Caso tenham dúvidas sobre algo deixe aqui seu comentário, para fazermos um bate-papo entre os amantes destes bichanos de 4 patas.





 - Pode-se dar banho aos gatos persas uma vez ao mês, utilizando um shampoo próprio para gatos. Aconselho o desinfectante Hexaderme e o Proderme, que devolve à pele do animal a sua gordura natural. Por vezes, devem ser lavados com um antifúngico, como nizoral. Para combater os pontinhos pretos no pelo, consequência da seborreia, deverá utilizar-se um shampoo que contenha Chlorhexidina, tal como Sepiferma, Proderma, Vitriderm ou hexaderme. Além disso, sempre que se verifique que o seu pelo está sujo, é conveniente penteá-lo cuidadosamente com um shampoo seco sem perfume. Antes do champoo, aplicar betadine espuma, para desinfectar. É importante, após o champoo, aplicar um condicionador especial para gatos, para poder escová-los depois.


- Têm de ser penteados todos os dias, pois mudam de pelo durante todo o ano e é importante evitar que formem nós ou bolas. Escovar o pelo 10 a 15 minutos diariamente será suficiente. Este é um dos mais importantes cuidados com gatos persas. 


- Essas são as ferramentas que uso para pentear o meu Dino, primeiro uso o pente para desembaraçar os nós e depois uso a rasqueadeira para dar volume e um visual nota 10 ao Dinolindo!
- Os seus olhos dos gatinhos persas requer muito cuidado, pois costumam constipar-se com facilidade e a secreção lacrimal em excesso pode ser bastante desconfortável para o animal. O ph ácido dessas secreções costuma ser um meio de propagação de vírus, bactérias e fungos. Diariamente, os seus olhos deverão ser cuidadosamente limpos com algodão ou com um gaze molhada em soro fisiológico.



- No verão, o pêlo pode tornar-se um pouco insuportável, pelo que podemos tosquiar um pouco. Corte na zona do dorso, costas, peito e barriga, que são as zonas onde o pêlo cresce mais rapidamente. Evite tosquiar na zona da cabeça ou na cauda.

- Podem-se cortar as suas unhas uma vez por mês. Atenção: só cortar a parte branca da unha, jamais cortar a parte rosada da unha. Eu uso cortador de unha de gente, mas tem quem prefira os cortadores para unhas de gato, eu já usei, mas ficou esfarelando a unha do Dino, e com o alicate de unha de humano fica perfeito. Só tome muito cuidado para não machucar seu felino, tire só a pontinha caso tenha muito medo…rs.



- Deverá ter-se especial cuidado com a alimentação destes gatos, pois que após a operação de esterilização, tendem a sofrer de excesso de peso. A obesidade é muito grave nestes animais, pelo que o controle do peso é um dos principais cuidados com gatos persas a ter em conta. Quando ele era filhote, ele comeu primeiro a baby cat da Royal Canin, depois passamos para Kitten persian 32 da Royal Canin, e hoje ofereço a  de salmão da Premier, ideal para gatos adultos e com pêlos longos. O Dino adora essa ração…a encontro sempre na faixa de preço entre 17,50 e 19,00 reais o pacote de 500gr.  As rações da Royal tb são ótimas e a diferença de preço é mínima.





- Os brinquedos tb são muito importantes para o gato. O que eu adorei, e que salvou a minha casa foi o arranhador que trouxe de fora, ele é super legal e meu gato adora. Sempre que for comprar um arranhador, pense em um arranhado bem pesado e com boa altura, o gato gosta de se alngar, então não pense em comprar algo cheio de coisas, e sim em algo útil, o meu tem apenas um tronco por volta de 1 metro e meio, ele é super pesado, o que é otimo pois o gato não se assuta com o arranhado caindo ou se movendo! Ele sente segurança ao afiar suas unhas e brinca de escalar! rs. Outros brinquedos interessantes são bolas com peninhas…o meu gato ama.. Dei aqui algumas opções, mas o que ele mais gosta mesmo é a bolinha azul com a pena vermelha, ele pega com a boca e leva para tudo quanto é canto. rs. Tb tenho um que tem um prendedor para colocar na porta, dai ele passa e ataca pois tem catnip. 




- Outro cuidado a ter com esta raça de gatos é a desparasitação. Utilizei no meu Dinolindo Drontal, mensalmente até aos seis meses de idade e quadrimestralmente a partir dos seis meses, hoje ele tem 2 anos e 2 meses de pura gostosura e vitalidade! rs.
- No caso de diarreia, administrar-lhe Ultra-Levure250 em pó, duas vezes ao dia. Se o problema continuar, administrar ¼ de Dimicina, duas vezes ao dia, mas o mais indicado mesmo, é consultar o veterinário do seu felino, isso lhe dará a ser certeza de que não é nada mais grave! 

Espero que tenham gostadoooo! Eu amei falar sobre este ser maravilhoso que é o gato! Se tiverem opiniões ou sugestões sobre esta ou outras raças não deixe de comentar…
Agora para vocês com  muito carinho umas fotos do meu filhote!














1 comentários:

karl malcolm oliveira costa disse...

esses Gatos ... kkkkkkk

Postar um comentário