0

RISOTO AO FRUTO DO MAR


Ingredientes:

   300 gr de arroz arbório
   500 gr de camarão médio(s)
   150 gr de lula em anéis
   1 unidade de polvo cozido(s)
   quanto baste de caldo de camarão
   1 lata de tomate pelato (sem casca).
   100 ml de vinho branco seco(s)
   90 ml de azeite de oliva 
   10 gr de alho picado(s)
   20 gr de cebola
   80 gr de manteiga 
    salsinha a gosto
   sal a gosto.
    pimenta-do-reino preta a gosto


















Como fazer:

Em uma panela, coloque o tomate para cozinhar. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 min. e reserve. Se quiser pode refogar um pouco de alho e cebola antes de colocar o tomate na panela, dá um gostinho super especial! Costumo colocar também uma pitada de açucar para tirar a acidez.
Limpe os camarões e reserve cascas e cabeças.Tempere-os com sal e pimenta do reino( caso goste). Reserve. Prepare um caldo de camarão fervendo as cascas e cabeças em 600ml de água com temperos verdes. Coar e reserve. Em uma panela colocar 4 colheres de azeite e refogue a cebola e depois acrescente parte do alho picado.Adicione o arroz e refogue. Acrescente o vinho branco. Mexe até evaporar o álcool possível. Adicione 300 ml do caldo de camarão e cozinhar por cerca de 8 minutos, até que os grãos comecem a ficar macios e cremosos. Fatiar o polvo e reserve. Em uma frigideira colocar o restante do azeite e o alho restante. Doure. Junte os camarões e em seguida as lulas. Por último, adicione o polvo e os tomates. Cozinhar por alguns instantes. Versar o arroz. 
Adicione pouco a pouco, caldo de camarão. Mexe até que atinja o ponto. Acrescente as vieiras. Retire do fogo e adicione os cubos de manteiga resfriada, misturando bem para incorporar. Para decorar coloquei no topo do risoto os bracinhos da lula cozida…rs





0 comentários:

Postar um comentário